Caminhos
Fogo: o mais destruidor elemento. O caminho do Fogo é o mais tentador mas também o mais perigoso. O mago pode criar, controlar e moldaras chamas, assim como resistir ao fogo e ao calor.
Água: O mago pode criar, controlar e moldar água. Como o corpo humano é formado por 73% de água, este caminho também está ligado à cura, resistência e transmutação do corpo.
Ar: um dos mais destrutivos elementos da natureza, responsável pelos tornados e furacões – e também coisas mais sutis, como odores. Como o som é provocado por vibração no ar, este Caminho também é responsável pela magia sonora.
Terra: a força bruta, o terremoto, a destruição. O mago da terra tem poder sobre o solo e as pedras, mas também sobre a duração, a determinação, a força de vontade...
Luz: este é o caminho da luz e da ilusão.Tudo o que vemos não passa da luz refletida;portanto, o mago da luz tem poder sobre aquilo que as pessoas vêem... ou não vêem. O caminho Luz também trata de magia purificadora, ligada ao bem.
Trevas: o Caminho das sombras,escuridão e destruição. Este Caminho é mais utilizado por vilões, como vampiros e demônios; heróis raramente seguem o Caminho das trevas, pois este é o Caminho ligado ao mal e decadência.
Plantas: Este caminho lida diretamente com as plantas, vegetais, frutas, plantas carnívoras, árvores, madeira (incluindo objetos de madeira) e tudo o que se refere ao reino vegetal.
Animais: Este Caminho lida com animais de todos os tipos, desde insetos até mamíferos (com exceção de seres inteligentes). Monstros precisam de Animais + Metamagia.
HCorpo: Este Caminho lida diretamente com corpo de seres inteligentes, manipulação corpórea, etc.
Mente: Este Caminho lida diretamente com a mente de seres inteligentes .Encantamentos e leitura de mentes também entram nos reinos deste Caminho.
Espírito: Este Caminho lida com espíritos, fantasmas, aparições, mortos-vivos etc. A necromancia é uma combinação de Mortos e Trevas. Em Arkanum, este Caminho chama-se Spiritum.
Extra-planar ou Demônios: Este Caminho lida com Planos de Existência. O mago pode contataras criaturas destes planos, conjurá-las e até(com sorte) fazê-las obedecer às ordens do mago. Também é possível fazer viagens extra-planares. Em Arkanum, este Caminho chama-se Arkanum.
Meta-magia: Este é o caminho que lida com a Magia propriamente dita. Portais,Detectar Magia, Encantar e Desencantar,Runas, Distorção do Tempo e Espaço,Criaturas Mágicas e outros. Este caminho, aliado aos Humanos, permite afetar as raças não humanas (encantamentos, mutações, leitura de mentes) do mesmo modo que o Caminho dos Humanos os afeta.